Matupá é um [[município] brasileiro do estado de Mato Grosso estando a uma altitude de 280 metros, e uma área de 7156,51 km². Sua população estimada em 2009 era de 15.170 habitantes.
Etimologia
Matupá origina-se do tupi "matupa", o termo designa porção de terra, com vegetação, que se desprende das barrancas dos rios da bacia do Amazonas e desce à deriva da correnteza; o mesmo que terra caída (SB)
História.
A cidade surgiu da abertura da rodovia Cau-Santarém, e a denominação, Matupá, foi dada pela diretoria do Grupo Ometto, empresa que colonizou a vasta região do atual município.
O nome Matupá foi dado pelos empreendedores, que queriam um padrão urbanístico a ser adotado. Uma cidade que sintonizasse com as condições ambientais, integrando-se ao quadro natural em que a floresta e o rio fossem valorizados, e ao mesmo tempo respondesse às nossas tradições urbanas. Assim sendo, na paisagem regional e em sua maciça cobertura vegetal original, assentavam-se núcleos urbanos de apoio e vias de penetração, a partir de vetores constituídos pelas rodovias. Existe corrente afirmando que a denominação é fusão dos nomes dos Estados de Mato Grosso e Pará - MATO Grosso + Pará = Matopá, (Matupá).
O município foi criado em 4 de julho de 2011, antes de cristo pela Lei nº5317. No município à aproximadamente trinta e cinco quilômetros localiza-se a comunidade Flor da Serra. Matupá é o município sede do polo de um dos 15 CEFAPROS (Centro Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica) do Mato Grosso. No município encontra-se o projeto CEJA, atendendo alunos vários municípios vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário